sexta-feira, 7 de setembro de 2012
O GAROTO VERDE - Avaliação
”A história do amor
de um garoto superecológico
pelo planeta Terra e por
uma garota surpreendente,
linda, geniosa e muito consumista!”
Pedro é um garoto muito legal! Ecológico sem ser chato, de bem com a vida, charmoso, inteligente, afinado com seu tempo, ligado nas garotas; gosta de jogar bola, de tocar guitarra ... e está preocupado – muito preocupado! - com as agressões ecológicas que estão colocando a Terra em perigo.
O garoto Pedro está curioso e tentando entender as transformações do mundo à sua volta: aquecimento global, poluição do ar, desperdício da água, secas onde antes havia excesso de chuvas, calor onde e quando era para ser frio, catástrofes naturais causadas pelos abusos humanos do planeta, trânsito se multiplicando em progressão geométrica, falta de atenção com a reciclagem do lixo ... isso pra citar só alguns dos problemas que afetal atualmente o equilíbrio ecológico da Terra.
1. “Assim que garoto coloca os tênis na calçada do outro lado da rua, um jato quente de carbono, enxofre, nitrogênio e outros componentes químicos sai do escapamento de um carro. O jato se transforma em nuvem e quase encobre Pedro. Os olhos dele ardem. A boca amarga e fica seca. Pedro tenta prender a respiração. Tarde demais, a fumaça já entrou pelas suas narinas. O corpo de Pedro esquenta. O coração dispara. O cheiro horrível dos componentes do óleo diesel misturados fazem o estômago de Pedro embrulhar. Quase volta o café da manhã. Tudo em volta de Pedro roda ... e roda mais ... e mais...” (5,0)
a) Para onde Pedro estava indo no momento do fato citado acima?
b) Quem ele conheceu naquele momento?
c) Por que ele ofereceu sementes de girassol para a “Garota inflamada?
2. Como os pais de Pedro reagiram ao chamado da Coordenadora para irem à escola?
3. Hot Dog faz Isabela desconcentrar e cair no chão.
“Ela nem espera se levantar para metralhar sua fúria.
- Será que você vai me derrubar sempre?”
A quem ela dirige esta pergunta? Explique o que aconteceu para que ela ficasse tão furiosa.
4. Isabela e sua mãe já estavam na coordenação.
“Será que já combinaram alguma coisa contra ele? __________? ___________?
Complete as lacunas assinalando a alternativa que contém a grafia correta das palavras que a completam
( ) suspensão / expulsão
( ) suspenção / expulção
( ) suspenssão / expulssão
Seu pensamento estava correto? Por quê?
5. “Tudo para Arnaldo é novidade. E as novidades estão deixando os cabelos do garoto cada vez mais em pé, mesmo esses cabelos estando muito bem guardados dentro de um gorro preto, por causa do frio.
- Que casa “loka”, cara.”
6. Yoko adoraria ter Pedro e Isabela em sua festa de aniversário; mas quando Isabela fica sabendo que “aquela praga ecológica” foi convidada, logo diz:
- Então, eu não vou mais.
Yoko não quer magoar nem um e nem o outro. Qual foi a solução encontrada para que os dois fossem à festa?
7. O livro O garoto verde culmina na Feira Verde, uma mostra cultural e de ciências na qual os alunos apresentarão aos outros alunos e aos seus pais alternativas de levar uma vida mais ecológica.
De que forma Pedro contribui para a mostra cultural?
Bullying
Em inglês, o adjetivo bully quer dizer algo como um misto de bagunceiro e valentão. Quando ele se desdobra em um verbo, o significado passa a ser intimidar, tiranizar.
No Brasil, especialmente no universo escolar adolescente, utiliza-se a palavra “bullying” para se referir a práticas violentas e intimidadoras, especialmente, mas não apenas, entre os garotos.
8. Bullying no livro “O garoto verde”
Um dos obstáculos que Pedro tem que enfrentar para colocar suas ideias em prática são os Bad-kids, núcleo formado pelos garotos Rafael, Gabriel e Daniel, os antagonistas.
Quais são os fatos que fazem com que os Bad-kids sejam os antagonistas e praticantes de bullying?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário