sexta-feira, 7 de setembro de 2012

PERSEGUIÇÃO - Avaliação

Não, não, este não é um livro de aventura. A perseguição é outra. E tem nome: bullying.
Leo e Malu sofrem esse tipo de perseguição no nono ano: são alvos de comentários maldosos, apelidos depreciativos, agressões gratuitas, brincadeiras de mau gosto. Todos os dias. Por causa do cabelo, do peso, da roupa, não importa. É tudo preconceito.
Preconceito? Ah, mas é só brincadeira! , alguns vão dizer. Não precisa ser radical, qual o problema? Eles não ligam... .
Ligam sim. E não sabem o que fazer. Em quem confiar? Para quem contar? Como anular as provocações e reestruturar a autoestima?
Duas pessoas, duas histórias semelhantes, mas com duas formas diferentes de lidar com a situação...


Elementos da Narrativa

1. Localize os elementos da narrativa na história do livro Perseguição.

- Foco narrativo (1ª e 3ª pessoa).
Qual é o foco narrativo do livro?

- Personagens (protagonista).
Qual ou quais são os protagonistas?

- Narrador (narrador-personagem, narrador-observador).
Nossa história tem um narrador-personagem ou um narrador observador? Quem narra a história?

- Tempo (cronológico e psicológico).
Qual é o tempo cronológico do livro?

- Espaço.
Qual é o espaço da narrativa?

2. O livro Perseguição trata dos vários temas citados a seguir; cite apenas um fato correspondente a cada um deles.

Bullying : o que é, como reconhecer e combater; ciberbullying a perversidade virtual;

Comportamento e ética: apelidos pejorativos, fofocas, ameaça, isolamento e calúnia, preconceito;

Internet: sites de relacionamento aspectos positivos e negativos; sua utilização como forma de fazer amizades e contatos profissionais, reencontrar amigos etc.

Trabalho e Consumo: profissões, mercado de trabalho, atividades desempenhadas, área de atuação e cotidiano.




“ Atualmente,o bullying é um problema que afeta vários setores da nossa sociedade, entre eles o ambiente escolar. A agressividade pode estar caracterizada em diversas formas de expressão”.



3. O livro tem seu primeiro capítulo intitulado: “Como todo santo dia”. O intuito não é dizer que a rotina das aulas é a mesma; sendo assim, porque esse é o título?

4. Malu era uma menina inteligente e era muito amiga de Bruna. Um bilhete fez com que essa amizade ficasse abalada. Qual foi o conteúdo do bilhete?

5. Leo e Malu eram vítimas de bullying. Cite ao menos um dos atos covardes pelo qual cada um deles foi vitimado.

6. No capítulo intitulado como “Caos”, Leo surpreende a todos os presentes na cerimônia de formatura. De que forma isso aconteceu?

7. Malu sofreu, tanto quanto Leo. Tal sofrimento fez com que ela o procurasse a fim de tentar ajudá-lo. Após várias tentativas, Malu o reencontra pessoalmente. Qual foi sua atitude? O que ela pretendia com tal encontro?

* No dia 7 de abril de 2011, numa escola de Realengo no Rio de Janeiro, Wellington (ex-aluno do colégio) foi autor de uma barbárie ao disparar vários tiros contra os alunos.

A seguir temos trechos de dois vídeos gravados por ele dias antes da chacina.:

“A luta pela qual muitos irmãos no passado morreram, e eu morrerei, não é exclusivamente pelo que é conhecido como bullying. A nossa luta é contra pessoas cruéis, covardes, que se aproveitam da bondade, da inocência, da fraqueza de pessoas incapazes de se defenderem”, afirma.

“Os irmãos observaram que eu raspei a barba. Foi necessário, porque eu já estava planejando ir ao local para estudar, ver uma forma de infiltração. Eu já tinha ido antes, há muitos meses. Eu fui. Eu ainda não usava barba. Eu fui para dar uma analisada”, diz.

Abaixo, argumente sobre esse fato comparando-o ao dia de fúria de Leo.

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