terça-feira, 31 de dezembro de 2013
Carta do leitor - interpretação textual
As cartas apresentadas a seguir foram escritas a partir de uma reportagem sobre a possibilidade de inserir insetos em nosso cardápio. Leia atentamente cada uma delas e depois responda às questões propostas:
Carta do leitor 1
Poxa! Que reportagem interessante essa sobre os impactos da nossa alimentação sobre o meio ambiente. De minha parte, já estou colaborando porque sou vegetariana, mas daí para comer inseto vai ser difícil, hein?! Espero que as pessoas se conscientizem da importância da mudança de hábitos para que tenhamos um futuro mais promissor.
Alana, de São Paulo.
Carta do leitor 2
Não sou favorável a essa ideia mirabolante de fazer plantação de inseto. Acredito que se trata de algo praticamente impossível de acontecer e percebo que a reportagem foi sensacionalista demais, pois não contribuirá em nada para a mudança de hábitos e é apenas mais um texto sobre curiosidades exóticas.
Julia, por e-mail.
Carta do leitor 3
Parabéns pela reportagem sobre a necessidade de repensarmos hábitos alimentares. Os números são alarmantes e fazem com que nos perguntemos – até deixarmos de pensar nas gerações futuras? Acredito que artigos como esse contribuem para a formação do leitor e, concomitantemente, abrem espaço para a reflexão sobre o papel que cada um precisa desempenhar para resolver a situação.
Lucas, de Pouso Alegre.
Carta do leitor 4
Nas sociedades orientais, que á têm essa cultura, a ideia pode até funcionar. No entanto, outras medidas mais simples contribuem para amenizar o problema como, por exemplo, campanhas de conscientização sobre a importância de não desperdiçar alimento. Além disso, o aumento da população não é sequer questionado. Em minha opinião, esse é o grande problema que precisa ser enfrentado.
Alexandre, de Curitiba.
1. A partir da leitura das cartas, é possível afirmar que o objetivo desse gênero textual é:
( ) apresentar informações adicionais a respeito de uma reportagem/notícia ou outro texto jornalístico;
( ) apresentar opiniões e sugestões; debater os argumentos levantados nos artigos e fazer críticas a respeito; perguntas, reflexões, elogios, incentivos, etc.;
( ) veicular a opinião do leitor em relação a um texto publicado, criando um espaço de interação.
2. Analise atentamente cada uma das cartas e aponte qual é a opinião veiculada em cada uma delas:
a) Carta 1
a) Carta 2
a) Carta 3
a) Carta 4
3. Leia os fragmentos da reportagem e relacione as informações apresentadas com as respectivas cartas dos leitores:
Insetos podem salvar o mundo da fome e do aquecimento global?
a) “Atualmente, vacas, porcos e ovelhas ocupam dois terços das terras agrícolas do mundo e emitem 20% dos gases de efeito estufa que lançamos na atmosfera. E o consumo de carne só aumenta: há 20 anos, a média global de consumo era de 20 kg por ano, hoje, consome-se 50 kg, e, em vinte anos, a perspectiva é e que cada pessoa como 80 kg de carne por ano.”
b) “Não há planeta que aguente produzir tanta carne e, muito menos, suportar um aumento tão drástico nas emissões de carbono. Por esse motivo, uma das recomendações da ONU para controlar as mudanças climáticas é que todas passem, pelo menos, um dia por semana sem consumir carne e diminuam o consumo ainda mais ao longo do tempo”.
c) “Considerando que grilos e gafanhotos são ricos em cálcio e 90% da população do Laos já comeu insetos em algum momento, pode estar aí uma boa solução para a saúde desse povo. Você acredita que essa ideia seria aceita no Brasil?”
d) “Há pesquisadores no mundo todo pensando em alternativas que ajudem a conter o aquecimento global e a alimentar os possíveis 9 bilhões de habitantes que seremos em 2050”.
4. Senhores Diretores e Editores,
Constituiu-se motivo de muita alegria para mim a circulação no final da tarde de segunda-feira, dia 10 de abril de 2006, do jornal "Correio da Tarde", que na certa vem assinar uma importante página no jornalismo escrito do Estado do Rio Grande do Norte. Excelentes reportagens, colunas as mais variadas e um conteúdo dos mais completos, fazem do jornal "Correio da Tarde" uma leitura obrigatória da maioria dos potiguares, a cada final de tarde. Parabéns e muitos anos de circulação é o que desejo aos que fazem o "Correio da Tarde".
José Maria Alves
Advogado e jornalista
Liberdade I - Mossoró RN
O texto que você acabou de ler foi publicado na seção “Carta do Leitor” do jornal Correio da Tarde. Identifique a alternativa que não condiz com as características desse gênero textual:
a) Carta do leitor é uma coluna em periódicos destinada ao público para suas sugestões, críticas, opiniões, elogios e reclamações sobre uma matéria ou carta publicada em edições anteriores.
b) A carta do leitor é tão importante que pode ser fonte para uma nova notícia, uma vez que, ao expor suas considerações a respeito de um assunto, o destinatário pode acrescentar outros fatos igualmente interessantes que estejam acontecendo e possam ser abordados.
c) A linguagem da carta do leitor varia conforme o perfil dos leitores da publicação. Se o público for jovem, pode ser mais descontraída; caso contrário, pode ter um aspecto formal.
d) Na carta do leitor, normalmente estão presentes as três pessoas do discurso: o remetente, o destinatário e o assunto.
e) A carta do leitor informa de modo mais aprofundado sobre fatos que interessam ao público a que se destina o jornal ou a revista acrescentando opiniões e diferentes versões, de preferência comprovadas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
como é possível ver o gabarito?
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirGostaria de obter o gabarito dessas atividades. Obrigada